O RETRATO DA IGREJA NO SÉCULO XXI

Estamos vivendo dias em que igreja do senhor está sob ameaça, tentam colocar uma mordaça na boca dos crentes afim de não poder falar mais aquilo que Deus manda. E o que mais nos entristece é que essa atitude não é cometida diretamente pelos ímpios, começa dentro da igreja mesmo. Só falo uma coisa - quero sempre ter compromisso com a verdade, se não quiserem assim, fico em casa estudando a palavra, para um dia ensinar onde tem portas abertas para a entrada do evangelho.

         Antes isso ou aquilo não podia mas hoje pode, e pode deliberadamente! Alguns anos atrás havia fortes proibições sobre a Televisão, o Rádio, a Bicicleta, Ordenação de Pastoras, Casamento de Divorciados, Brinco, batom, Unhas pintadas,  Pulseiras, Colares, Anéis, Braceletes, Cortar, pintar ou aparar os cabelos, Arco na cabeça, Pregador de cabelo, Calça comprida para as mulheres, Jogar bola, Soltar pipa, Bater palmas no culto, Ir à Praia, Uso de Anticoncepcionais. Será que Deus mudou? Fica essa pergunta aberta!

         Já ouvi um fato acontecido sobre os crentes que pararam numa Mercearia  e assistir rapidamente o anúncio da morte de Tancredo Neves. O resultado quase resultou em um  Nefasto.Todos os assistidores tiveram que ir à frente da igreja pedir perdão prá não entrar em disciplina.

         Imagine você comigo se pudéssemos calcular o tanto de almas que foram lançadas no calabouço por causa do legalismo exagerado. Muitas igrejas no passado implantaram “costumes” e aplicaram em suas ovelhas como “Doutrinas”. Bando de irresponsáveis, assassinos de profetas, genocidas , um dia vão dar conta do sangue dessa geração que está sob um abismo intransponível por causa da tamanha crueldade.

         Erasmo de Rotterdam, um dos precursores da Reforma Protestante , clamou que a igreja retornasse à Cristo sem o peso das exigências e Doutrinas Humanas.

         Hoje a maioria das igrejas e pastores, querendo atender seus bel’s Prazeres, escancararam as portas de seus templos aceitando tanta coisa inconvenientes à luz da Bíblia e com isso avoluma-se uma congregação tão cheia que parece mesmo ser genuínas conversões. Não estou fazendo interpretações caluniosas, é meramente impossível uma pessoa vir do mundo como está e permanecer como está, sem nenhuma transformação de vida alcançar o reino de Deus. Isso é fato!

         Acho muitíssimo vergonhoso uma pessoa ter que engolir hoje uma coisa que pregava contra no passado, além de tudo isso também contribui para o esfriamento da igreja. Casamento de divorciado e ordenação de pastoras hoje tá comum em muitas denominações. Os grandes líderes espirituais do passado perderam seu brilho antes mesmo de morrer, foram muito influenciados com fortes inovações e aceitaram normalmente a questão. Não serviram de exemplos antes de sua partida, não deixaram um legado para sua geração, seus últimos de dias aqui na terra foram marcados pelo seus relaxamentos e descompromisso com a palavra. Louvo à Deus pelas que ganharam, mas poderia ter encerrado suas  biografias de uma forma mais adornada.

         Devemos ser crentes firmes e constantes e nunca deixar a duplicidade tomar conta do nosso ministério. Acho ridículo um uma pessoa que se diz servo de Deus, mas quando está na presença de autoridades muda sua pregação, muda seu ensino, canta bem mais diferente e por aí se vai. Isso são pessoas sem pulso, dirigidas e totalmente manipuladas por forças superiores. Nossa posição tem que ser uma só, independente do local ou das pessoas que se fazem presentes.Temos que assumir nossa posição diante de Deus (quente ou frio), pois a mornidão,como revela o apocalipse, tem sua rejeição imediata.Outra, se tivermos vergonha de anunciar o evangelho nesta vida, quando passar para a eternidade Jesus também sentirá vergonha de Você.

         Jamais podemos esquecer do materialismo que invadiu o coração de muitos crentes. Recebem uma chamada de Deus, negligenciam e procuram investir mais em seus negócios do dos negócios do Reino de Deus. Parece que esqueceram que o depósito no “Banco Celestial” é bem mais lucrativo! Parece também que esqueceram da palavra de Jesus em Mt 6.33 “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Parecem que esqueceram ou nunca ouviram falar que não devemos ajuntar tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem consomem... (Mt 6.19,20). Jamais poderia de esquecer dos “megas pregadores”,que receberam a palavra de graça e hoje cobra um preço absurdo para o levar evangelho aos necessitados. Se Jesus fizesse o mesmo,seríamos alcançados de que forma? Quem teria condições financeiras para pagá-lo? Ninguém! Um dia vão partir dessa terra e quando for buscar suas recompensas verá o resultado de sua ganância. Aqui nesta terra não somos donos de nada, apenas mordomo. Mas uma coisa entendo completamente – isso é prenúncio da volta de Jesus!

         Jesus disse: Achará fé na terra quando o filho do homem vier? Temos que procurar hoje de lanterna prá encontrarmos. Quem crê na palavra de Deus e obedece jamais será vítima desses acontecimentos citados acima. Quem tem fé verdadeira jamais abandona as coisas pertencentes ao Reino de Deus, muito pelo contrário,tem aproximação maior.

         A maioria dos líderes cristão hoje já não buscam mais direção do Senhor para suas festividades, seus cultos e direção da igreja. Entram facilmente por atalhos com muita preguiça de dobrar os joelhos e falar com Jesus. Sempre prá orar  apresentam-se muito cansado e com outras séries de desculpas. No momento de seu cansaço jamais rejeita um convite de churrasco, aniversário ou festa de casamento, depois quando entram em prova coloca os humildes irmãos para pagar preço por ele e além de tudo ele mesmo tá numa boa tranqüilidade. Esse é o retrato de muitas lideranças que temos por esse Brasil afora!

         As mensagens de maior relevância espiritual são as mais negligenciadas . O Batismo com o Espírito Santo,A Volta de Jesus e o Poder da Oração, são mensagens que tá fora de cogitação por muitos pregadores e muitas igrejas. Preferem um tema mais suave,como por exemplo,”Prosperidade Financeira”,onde prometem inúmeras bênçãos materiais com o propósito de lançar suas redes e quando o milagre prometido não acontece,vira para o irmão e diz que ele ou ela orou pouco.

         A única saída que existe para a igreja do Séc. XXI é orarmos para que essas convenções ministeriais não possa abrir mão do resto da Bíblia.É bíblico que nos últimos dias os homens seriam mais avarentos, amantes de si mesmo!

         É sim, pura verdade, que enquanto Jesus não voltar nem tudo está perdido, nem tudo está acabado. Mas temos que enfrentar uma consequências amargas deixadas por Pastores legalistas que impuseram uma regra que nem eles conseguiam cumprir. A Bíblia diz que temos ser como exemplo naquilo que cobramos (Mt 7.12). Mas infelizmente, muitos deles perseveraram no farisaísmo.

Amém!

DAVI DY CAMARGO
Bacharel em Teologia,formado em Capelanias, Professor,etc.